Descansando à beira de uma cachoeira perto da fazenda Loddgard, no centro da Noruega, projetado pelo escritório Formlos Architecture, a sauna é simples e escultural. Como se fosse um só pedaço de madeira, a sauna flutua 30 centímetros acima do chão e estende-se sobre a água. A ideia para a sauna veio de um desejo de trazer convidados do festival a uma atmosfera onde as construções sociais do dia a dia pudessem ser esquecidas, e os cantores de ópera da capital sentassem-se lado a lado com os fazendeiros locais.
Cercada por uma densa floresta, só se escuta a água que flui no rio e o barulho ocasional do machado que corta mais lenha para o fogão. O terreno em si e a caminhada até ele deram a inspiração ao projeto. Chegando a uma estrada de terra que vem da fazenda, atravessa-se o rio pela ponte da fazenda para chegar até a sauna. Esse percurso do público ao protegido e a entrada a uma sala fechada, onde se pode sentar nu ao lado de um estranho, nos dá a ideia para a orientação das diferentes partes da estrutura.
A única janela na sauna, localizada atrás das nucas dos banhistas, fornece uma vista da copa das árvores e do céu. A fonte de calor é o fogão de madeira da fazenda. Um pequeno anexo para a troca de roupa e para armazenar a lenha foi adicionado como uma continuação da forma principal. O piso do anexo serve como banco para quem quiser ficar ao livre ou para os que acabaram de voltar de um mergulho na água fria do rio. Uma vez que se fecha a porta, a sala torna-se mais escura e só se escuta o som do fogo no fogão e o silvo da água entre as pedras quentes.
A sauna é uma construção isolada feita em madeira de abeto. O pequeno orçamento do projeto levou ao revestimento interior e exterior em tábuas ásperas de abeto. Isso dá uma sensação rustica à construção e relembra uma das construções históricas locais em madeira. O edifício é construído com fundações do tipo sapata para que o impacto à vegetação seja o menor possível.
O projeto foi construído com a ajuda de voluntários, e finalizado a tempo para o Festival Fjøsfestivalen, devido ao fato de que no verão norueguês nunca anoitece. FORMLØS architecture está muito contente de ter trabalhado tão próximo das pessoas que usarão a sauna no futuro.